quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Red Hot Chili Peppers Biografia


Red Hot Chili PeppersA banda estadunidense nasceu em Los Angeles, Califórnia, em 1983. Três adolescentes: Michael Balzary (Flea), Hillel Slovak e Jack Irons formavam, no colégio, a banda Anthym. Um amigo de Flea, Anthony Kiedis, se une ao grupo, que surge com o nome de “Tony Flow and the Miraculousy Majestic Masters of Mayhem”. Começam, então, a se apresentar em clubes de Los Angeles, já angariando um pequeno grupo de fãs, dentre amigos e conhecidos, que frequentavam assiduamente seus shows. Ao gostar do resultado as primeiras apresentações, resolveram encurtar o nome da banda, por motivos óbvios. Anthony, caminhando em Hollywood, viu o nome “Red Hot Chili Peppers” piscando em um arbusto, que tinha forma de pimenta, e resolver adotar o nome. A banda começou a aumentar as frequências de suas apresentações a partir da entrada do empresário Mark Richardson, conhecido como um “descobridor de talentos”. No verão de 1983, já se apresentavam em bares como o Kit-Kat Club, famoso por seus garçons quase nus. Nesse bar, fizeram a primeira apresentação no estilo “Socks on Cocks”, onde apareceriam apenas com meias sobre os pênis.

O início profissional

Red Hot Chili PeppersEm outubro de 1983, surge o primeiro contrato com uma gravadora, acordo cheio de problemas que acabaram causando o desmantelamento da formação principal. Ficaram apenas Anthony e Flea, que chamaram então o guitarrista Jack Sherman e o baterista Cliff Martinez. O primeiro disco foi chamado de Red Hot Chili Peppers e não agradou a banda. Anthony e Flea alegavam falta de sintonia com os novos membros, mas continuavam tocando, pois a agenda de shows continuava crescendo. Anthony e Flea expulsam Jack Sherman da banda, alegando que o mesmo não possuía técnica suficiente para o lugar (na verdade, os atritos entre Sherman e Anthony foram os grandes responsáveis pela demissão), e Hillel Slovak volta à guitarra. Slovak era um guitarrista israelense extraordinário, dotado de enorme sensibilidade e técnica, além de ser um admirador fervoroso de Jimi Hendrix (uma das metas de Hillel era alcançar os misteriosos ruídos que Jimi fazia em sua guitarra). Mas o guitarrista também era extremamente viciado em heroína, e morreu de overdose com 26 anos, no ano de 1988.
Durante a presença de Hillel na banda, foram gravados os discos Freaky Styley, The Uplift Mofo Party Plan e The Abbey Road E.P., tendo o ultimo apenas cinco músicas, dentre elas um cover de “Fire”, de Jimi Hendrix, com perfeita guitarra executada por Slovak.Após a morte do guitarrista, é chamado para seu lugar um rapaz chamado John Frusciante. O jovem de 19 anos era totalmente aficionado por Hillel, e a semelhança de estilo entre os dois assustava Anthony e Flea, de tanta que era.

Blood Sugar

Red Hot Chili PeppersDepois da gravação do álbum Mother’s Milk, veio o grande Boom da banda. O mega-produtor Rick Rubin assume a parte administrativa, e é gravado o clássico disco Blood Sugar Sex Magik (1991). Hits como “Give it way”, “Under the Bridge” e “Breaking the Girl” estouraram nas radios do mundo inteiro, e a banda passou por um grande periodo de ascensão.
John Frusciante sai da banda em 1992 e volta em 1999, tendo sérios problemas com heroína no período. Enquanto isso, o guitarrista Dave Navarro o substituiu, tendo gravado as guitarras do álbum One Hot Minute (1995). Após a volta de John, Navarro sai da banda e deixa as guitarras da banda nas mãos de seu verdadeiro dono. De lá para cá vieram discos clássicos como Californication (1999), By The Way (2002) e Stadium Arcadium (2006), além do mais recente I’m With You (2011), que já não conta mais com Frusciante na guitarra – o mesmo foi substituído por Josh Klinghoffer, músico cheio de influências e parceiro de John em inúmeros trabalhos solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário